Maios em São Roque

0
293

O dia 1 de Maio, para além de ser O Dia do Trabalhador  é celebrado de uma forma especial nos  Açores com os “MAIOS”. A freguesia de São Roque  voltou a  honrar a tradição e foram vários os MAIOS que surgiram este ano.

A tradição é muito antiga e há mesmo quem diga que foi trazida para os Açores pelos povoadores que vieram do Algarve   já que é o único local de Portugal Continental onde esta tradição de fazer bonecos na madrugada do 1º de Maio existe.

Os “Maios” são bonecos que representam pessoas, em tamanho natural, vestidos e calçados com a nossa roupa, em atitudes humanas normais, sozinhos ou em grupo, representando cenas do quotidiano (passado ou actual). .  Todos os anos, mais ou menos, lá aparecem com a sátira, normalmente politica, escrita em cartolina colocadas à frente dos bonecos.

Acredita-se que esta tradição tem  origem em antigos ritos e cultos agrários, praticados pelos nossos antepassados, com o objectivo de assinalar o final do Inverno e a chegada da Primavera. Há também quem diga  Os MAIOS  assinalam a chegada do verão e são prenuncio de boas colheitas.

Ao pôr do Sol e de uma forma quase subtil, os MAIOS desaparecem, regressando no próximo Ano.

Os Maios são colocados normalmente à porta das casas, comércio ou caminhos, satirizando a vida quotidiana.

Rua Francisco Medeiros

Largo da Madalena

Pico das Canas