Junta de Freguesia de São Roque apoia construção de Teatro do Divino na Praia dos Santos

0
97

Esta era uma ambição com algumas dezenas de anos dos moradores da zona da Praia dos Santos, assim como dos Mordomos do Império da Ascensão, que agora veem concretizada com o apoio da Junta de Freguesia de São Roque.

O executivo de São Roque valoriza desta forma a nossa cultura e tradições locais apoiando sempre que possível as iniciativas locais e, desta forma, perpetuando a nossa cultura.

“O Teatro, a Casa ou o Império do Espírito Santo”, lê se num texto do vigário Geral da Diocese Cónego Helder da Fonseca, significa  a importância deste culto nos Açores e a maneira como ele está presente “sob a forma de Império, de coroa, de cetro, de bastão, de bandeira, de menino e de pobre”. O Cónego Hélder Fonseca Mendes, é um estudioso do Espirito Santo e a sua tese de doutoramento tem como tema – “Do Espírito Santo à Trindade, um programa de Cristianismo inculturado”

Esta manifestação de religiosidade popular, tão identificada com a alma açoriana, tem merecido grande interesse em todos os locais, países e continentes onde residem Açorianos.

Segundo Cónego Helder da Fonseca, “Na sua simplicidade, estas festas constituem uma resistência crítica e profética ao poder político e económico, e são como que uma reserva histórica do pensamento utópico, poético e evangélico” refere o sacerdote lembrando que este culto pode “servir de pedagogia na perspetiva do dom e da justiça. Enquanto outras manifestações estão associadas à penitência e à dimensão individual do sujeito, neste culto as promessas são fruto do que se dá, partilha e recebe, sonhando com um mundo de abundância e justiça, sinal messiânico do Reino de Deus, sob a presença e soberania do Espírito”.

Pode ler mais sobre O Culto do Espirito Santo Em :

https://www.igrejaacores.pt