Junta de Freguesia de São Roque apoia construção de Teatro do Divino na Praia dos Santos

0
123

Esta era uma ambição com algumas dezenas de anos dos moradores da zona da Praia dos Santos, assim como dos Mordomos do Império da Ascensão, que agora veem concretizada com o apoio da Junta de Freguesia de São Roque.

O executivo de São Roque valoriza desta forma a nossa cultura e tradições locais apoiando sempre que possível as iniciativas locais e, desta forma, perpetuando a nossa cultura.

“O Teatro, a Casa ou o Império do Espírito Santo”, lê se num texto do vigário Geral da Diocese Cónego Helder da Fonseca, significa  a importância deste culto nos Açores e a maneira como ele está presente “sob a forma de Império, de coroa, de cetro, de bastão, de bandeira, de menino e de pobre”. O Cónego Hélder Fonseca Mendes, é um estudioso do Espirito Santo e a sua tese de doutoramento tem como tema – “Do Espírito Santo à Trindade, um programa de Cristianismo inculturado”

Esta manifestação de religiosidade popular, tão identificada com a alma açoriana, tem merecido grande interesse em todos os locais, países e continentes onde residem Açorianos.

Segundo Cónego Helder da Fonseca, “Na sua simplicidade, estas festas constituem uma resistência crítica e profética ao poder político e económico, e são como que uma reserva histórica do pensamento utópico, poético e evangélico” refere o sacerdote lembrando que este culto pode “servir de pedagogia na perspetiva do dom e da justiça. Enquanto outras manifestações estão associadas à penitência e à dimensão individual do sujeito, neste culto as promessas são fruto do que se dá, partilha e recebe, sonhando com um mundo de abundância e justiça, sinal messiânico do Reino de Deus, sob a presença e soberania do Espírito”.

Pode ler mais sobre O Culto do Espirito Santo Em :

https://www.igrejaacores.pt